QUEM SOMOS

Aplicamos técnicas científicas de análises sensoriais modernas e avançadas, qualificamos e quantificamos os atributos de qualidade sensorial de alimentos e bebidas fornecendo todas as respostas para a elaboração de produtos com perfil de aromas, sabores e texturas que atendam as preferências e necessidades dos consumidores, conquistando o público-alvo.

Nós temos as soluções para o desenvolvimento de produtos de acordo com as preferências do consumidor.

26 CABINES
informatizadas com total integração do software de coleta de dados.

EQUIPES DE PROVADORES
altamente treinadas e prontas para análises em inúmeros alimentos e bebidas.

Helena Maria Andre Bolini, PHD

ÁREA DE ATUAÇÃO

1. Obtenção e entrega de resultados válidos e confiáveis para as áreas de P&D e marketing das empresas de alimentos, direcionando as tomadas de decisões de forma ágil, precisa e segura na formulação e escolhas que originam produtos de sucesso no mercado.

3. Acompanhamento de Shelf-life ou estabilidade do produto em função do tempo (em análise descritiva quantitativa elimina-se a necessidade de um “produto controle”).

4. No desenvolvimento de produto: existindo o delineamento sensorial do perfil alvo, a formulação em questão pode ser modificada até se chegar ao perfil desejado.

2. Determinar se existe diferença sensorial (em relação à aparência, coloração, sabores, texturas) perceptível entre formulações, entre protótipos ou entre concorrentes.

5. Análise de preferências dos consumidores e determinação de quais as características que contribuem positivamente ou negativamente para a aceitação do mercado alvo.

ÁREA DE ATUAÇÃO

ATUAÇÃO

18 anos de prestações de serviços em análise sensorial e estudos de consumidor para indústrias de alimentos nacionais e internacionais, com equipe de técnicos especialistas, com mestrado ou doutorado na área e laboratório referência na área.

1

METODOLOGIA

Capacitados para aplicação de todas as metodologias na área (testes de diferença, descritivos ou afetivos (aceitação/preferências) ) além de métodos exploratórios ou associação entre eles, com aplicação de análises estatísticas avançadas para obtenção das respostas para os objetivos propostos.

2

CONFIANÇA

Entrega de respostas válidas e confiáveis para tomadas de decisões em P&D ou outras áreas da empresa.

3

EXPERTISE

Expertise no desenvolvimento de produtos "zero açúcar”, com redução de açúcar, redução de sódio, com aplicação de métodos sensoriais clássicos e avançados inovadores como ASTM Internacional e normas ISO - direcionando de acordo com as preferências do consumidor.

4

CLIENTES

CASES E DEPOIMENTOS

A WOW Nutrition contratou os serviços do Laboratório de Ciência Sensorial e Estudos de Consumidor, para a realização de diversas análises sensoriais em diferentes produtos no período de outubro de 2017 a fevereiro de 2018. Serviços estes que foram executados sob a supervisão da Profa. Helena Maria Andre Bolini de modo eficiente e com a qualidade esperada. O comprometimento em conservar a confidencialidade dos serviços prestados e em manter o mais absoluto sigilo das informações trocadas, o embasamento técnico dos métodos utilizados, o cumprimento dos prazos estipulados e o conteúdo detalhado dos relatórios enviados, confirmaram e reforçaram a competência dos serviços prestados. Logo, trata-se de uma profissional idônea, pontual e competente, razão pela qual recomendo seus serviços.

Dener Jader Rodrigues

Diretor Industrial – WOW Nutrition

Utilizei os resultados de análise sensorial coordenados pela professora Helena Bolini inúmeras vezes, em inúmeros projetos. Decisões importantes foram tomadas com base em resultados consistentes e confiáveis. Grandes lançamentos de mercado foram feitos. Um retorno excelente.

Rubens Mattos

Profissional de grande experiência na indústria cervejeira – Indústria de Bebidas

Como responsável pela área de análise sensorial de Industria de Bebidas, tive o imenso prazer de contratar os serviços da profª Helena Bolini e equipe do Laboratório de Análise Sensorial da Unicamp para um projeto de pesquisa e desenvolvimento de produto. Na época precisávamos de testes com consumidores e painel de degustação altamente treinado para realização de ADQ e Tempo Intensidade. O trabalho foi realizado com tal excelência e responsabilidade que decidimos por um contrato anual de prestação de serviços. Foram aproximadamente 5 anos de parceria e muito aprendizado. Através de vários estudos e projetos desenvolvidos foi possível alcançar a melhoria da qualidade sensorial dos produtos, sucesso no desenvolvimento de novos produtos e projetos de redução de custos. Sempre utilizando painel de degustação altamente treinado, aplicação de metodologias de análise avançadas e muitos testes com consumidores, a um custo justo.

Ana Paula N. Nicolino

Engenheira de Alimentos – Especialista em Análise Sensorial - Indústria de Bebidas

Tive a oportunidade de trabalhar com os serviços do laboratório de análise sensorial que suportou enormemente com resultados concretos, assertivos e seguros para o processo de desenvolvimento de produtos. Contribuiu tanto na pesquisa de características sensoriais de produto com as diferentes metodologias exploratórias como também em validações diretas de atributos e produtos com consumidores, fator primordial para o desenvolvimento de um produto com qualidade.

Rodrigo Guilger Favaretto

Gerente de P&D - Indústria de Bebidas

Em 2007 tive a oportunidade de conhecer o trabalho da profa. Helena no laboratório de Análise Sensorial da FEA-UNICAMP. Desenvolvemos uma parceria em projetos que a Análise Sensorial e as recomendações da profa. Helena foram cruciais para o direcionamento no desenvolvimento e lançamento de produtos vencedores, preferidos pelos consumidores! Parabéns à profa. Helena e sua equipe! Seu empenho, conhecimento e estrutura do laboratório fazem a diferença no desenvolvimento dos melhores produtos!

Ana Munis Buoinain

Coordenadora Sensory & Consumer Insight – Empresa de Ingredientes

As a fellow scientist, I think the world of the efforts by Dr. Bolini. We have collaborated in the past on work about the mind of the consumer with regard to certain beverages. Now comes our new efforts, MProd360, our scientific technology to accelerate knowing both what do with the product, and knowing what to say about the product. MProd360 is designed to work with 25 respondents, who evaluate 8 systematically varied products on attributes, and then to identify the messages to sell the product using our technology, BimiLeap. Our vision is to accelerate the development of products, dramatically increasing the change of success because, FINALLY THE COMPANY KNOWS HOW TO TALK ABOUT THE PRODUCT, AND ADJUST IT TO APPEAL TO THE POPULATION AND TO TASTE SEGMENTS’. Why is this relevant to the laboratory run by Dr. Bolini? A simple answer: imagine a center in Latin America where every company, from very small to very large, can create powerful structured knowledge. Now there is far lower risk. You know what to do to make your product better, or to appeal to segments. You reduce risk. Your reduce cost. You increases consumer acceptance. You increase sales. You increase profits. Most of all... YOU SUCCEED each time by doing your homework. Dr Bolini’s facility is our designated facility in Latin America to serve the entire content. The goal – better knowledge, better products, more market success, more revenues.

Howard Moskowitz

Founding Partner & Chief Scentist – MindGenomics Advisors, LLC